É possível morar e trabalhar na Espanha tendo cidadania italiana?

Você pode gostar...

66 Resultados

  1. Luca de Santis disse:

    Olá Juliane!! Eu venho de novo aqui tirar mais uma dúvida. A primeira vez que perguntei aqui no Post eu ainda estava no Brasil e agora estou em Alicante, na Espanha e em busca de emprego. O negócio é o seguinte. Vi que para eu fazer o meu NIE necessito de um contrato de trabalho, porém em duas entrevistas falaram que não poderiam me contratar se eu não tivesse o NIE e tivesse me cadastrado na Seguridad Social. Ou seja…meio que virou um paradoxo. Só faço o NIE com contrato e só posso ser contratado se tiver o NIE. Sabe dizer como resolvo isso? Tenho uma cita para emissão do NIE marcada para o dia 5 de setembro. PS: não tenho como comprovar renda por rendimentos, pois não tenho fonte de renda que some 5000 euros ao ano, infelizmente… Muito obrigado!!

    • Juliane disse:

      OI Luca! Se você tem o passaporte de comunitário eles tem que te dar um pré contrato, com salário especificado e é com isso que vc faz o NIE. Eles irão condicionar o contrato definitivo ao NIE. Também devem te dar a solicitação de alta na seguridade social. Tudo é a empresa quem dá. O Eder do blog Quatro Cantos do Mundo também teve esse problema, mas no fim deu certo. Tenta entrar em contato com ele. https://quatrocantosdomundo.wordpress.com/

  2. Karine disse:

    Seu blog é mega bacana e super esclarecedor, parabéns!!!
    Se não for pedir muito queria esclarecer uma dúvida simples: no seu formulário Ex18 o local de nascimento fica a cidade do Brasil e o país (no seu caso) Itália? É isso mesmo?!
    Bjo grande e visitarei muito esse canal nesse próximo ano de planejamento da minha ida

  3. Robson Abel disse:

    Juliane, sou cidadao italiano como posso dar alta como autonomo? ë no momento que vou preencher o formulario ou ir em um orgao escifico?

    Você pode dar alta como autonomo, pagar a seguridade, se tem a cidadania italiana.

    • Robson Abel disse:

      Qual o formulario que voce preencheu? EX15 ou EX18, o seu foi de residencia e trabalho? para autonomo qual seria? Obrigado!!

    • Juliane disse:

      Oi Robson, pode sim, mas tem que comprovar os meios econômicos da mesma forma.Você tem que dar alta na seguridade social, fazer a inscrição. Só que eu não sei te informar estes trâmites, tem que ir em uma oficina para verificar.

  4. Rose disse:

    Olá Juliane, ótimo Post, tenho uma dúvida poderia me ajudar: Meu esposo é Cidadão Português, meus filhos também tem cidadania, apenas não tenho, tenho apenas a Residência.
    Bom, gostaria de saber se o processo seria como seu, apenas mudando que o seu é Italiano, e nosso Português.
    E como seria, minha legalização, depois que meu esposo conseguisse a dele?
    obrigada.

    • Juliane disse:

      Oi Rose! Obrigada!
      Imagino que o processo seja exatamente o mesmo, por se tratar de um cidadão comunitário. O seu processo seria o mesmo do meu marido, primeiro o cidadão depois os familiares.

      Abraços!

  5. Monica disse:

    Ah querida, esqueci de lhe perguntar quais documentos vcs providenciariam legalização e tradução juramentada do espanhol????? Sei que o histórico escolar é necessário….e certidão de nascimento dos filhos??? Obrigada

    • Juliane disse:

      Monica, eu não trouxe NADA traduzido e apostilado com exceção da nossa documentação italiana que está no padrão da Convenção de Viena (vários idiomas). O resto tudo como estava e nada me foi pedido além dos passaportes. Nem mesmo o histórico escolar, uma vez que como a educação primária e secundária é obrigatória a criança TEM que ser matriculada. Eles nivelam pela idade, nem olharam os históricos das meninas.

      Beijos!!

  6. Monica disse:

    Amei suas publicações…sao de uma linguagem gostosa de se ler!!! Gostaria de saber se com uns 6 mil euros, eu e minha filha, com passaporte italiano também, e uma renda no Brasil de uns €1100 (holerite de aposentada) conseguiremos o NIE??? É que tenho escutado estórias de que não aceitam rendas no Brasil???? E quanto ao valor a apresentar já num banco da Espanha, teria que ser de uns €5000 por pessoa??? Daí que minha insegurança aumentou, pois ter que seguir para a Itália, não seria meu foco, já que o visto por lá seria ainda maior…
    E outra dúvida é se mesmo sem o NIE, consigo dar alta na seguridade para fazer uns trabalhos pela net???
    Obrigada e parabéns!!!

    • Juliane disse:

      Oi Monica! Que bom que gostou do blog 🙂
      Quem tem o passaporte italiano, você, sua filha ou as duas? Você trazendo uma declaração do seu banco, traduzida e apostilada, com o valor dos seus ingressos, aplicações, etc é aceito sim. Eu usei o aluguel do Brasil, como não! O valor de 5000 euros é o valor anual, mas se vc tem uma renda mensal, este valor fica em torno de 500 euros mensais por pessoa. Você pode dar alta como autonomo, pagar a seguridade, se tem a cidadania italiana.

      Abraços!

  7. Luca De Santis disse:

    Olá Juliane. Tudo bem?
    Sou cidadão italiano e casado com brasileira. Estamos indo para espanha. Casamos no brasil e transcrevemos para italia. Me enviaram o comprovante por email (estratto per riassunto del atto di matrimonio) devido termos feito o processo todo aqui no Brasil, ou seja, não tenho a original italiana. Ah e o documento é só em italiano, não é no formato da convenção de viena. Para solicitar a tarjeta de familiar de ciudadano para minha esposa, podemos utilizar como documento comprobatório da união a nossa certidão brasileira apostilada ou deve ser obrigatoriamente a italiana? E se puder ser a brasileira apostilada, posso deixar pra traduzir só aí na espanha mesmo? Me disseram que aí necessitaria apenas de uma tradução simples.

    PS: mandei aqui um email pro meu comune na italia, perguntando se eles poderiam me mandar um original do ESTRATO di Matrimonio. Vamos ver o que eles respondem…

    Muito obrigado, desde já!

    • Juliane disse:

      Oi Luca! Pode ser a certidão brasileira sim. Quanto à tradução, não sei te informar com certeza, mas acho que pode ser feito aqui sim. A certidão italiana acho que só no comune mesmo. Aqui também tentei pelo consulado e não deu.
      Abraços!!

  8. Raphael disse:

    Olá Juliane, parabens pelo seu post, muito legal a experiência. Minha esposa já tem o NIE, vamos o AIRE agora. Pretendo ir para a Espanha em Outubro, temos um filho de 3 anos. Neste caso precisa apenas confirmar, é possível um permesso para o marido certo? Eu posso ter um permesso por ser o cônjuge, e depois, se caso eu der entrada na minha naturalização terei a cidadania e sera outra história. Mas por exemplo, eu não preciso dar entrada na naturalização para ter o permesso certo? Consigo obtê-lo por ser casado com uma cidadã Itália que ja tem o NIE na Espanha. Desde já agradeço muito.

    • Juliane disse:

      Oi Raphael! Obrigada por acompanhar o blog!
      Você pode entrar com o pedido de naturalização no consulado da Itália em Madrid. Enquanto isso, você entra com o pedido de permisso de residência como familiar de comunitário, exatamente como fiz com meu marido, que também vai fazer a naturalização por aqui.
      Uma pergunta: onde vcs estão fazendo o AIRE? Se pretendem vir para Madrid devem fazer quando chegar aqui, pois será necessário para tramitar qualquer solicitação junto ao consulado italiano.

      Abraços!

      • Raphael disse:

        Bom dia Juliane, ainda não fizemos a inscrição no AIRE, vou fazer essa semana. Ela reside em Vigo, assim que fizer vou começar a ver sobre a naturalização. Tem algum POST do processo do permesso comunitário? Queria obter maiores informações.

  9. Lidiane Cabrerizo disse:

    Oi, Juliane tudo bem? Eu e minhas filhas temos a cidadania espanhola e meu marido não. Estamos indo para Espanha ano que vem… Sou manicure e depiladora… no caso se eu me tornar autonoma eu precisaria comprovar estar renda de 5000 mil euros? E no caso seria 5000 por pessoa da familia? Vc saberia me informar como faço para me tornar autonoma ou onde busco essas informações caso você não saiba ? Já te agradeço desde já!!!!

  10. Talita disse:

    Oi tdo bem,qdo vc veio pra Madrid ja estavam exigindo a transferência do A I R E ou ainda não?

    • Juliane disse:

      Oi Talita. Sim, tive que fazer aqui. Todos tem que fazer quando pretendem ficar mais de 1 ano em um lugar. Bjs!

      • Talita disse:

        Obrigado.Mas vc precisa esperar transferir o AIRE para dar entrada nos papeles aqui ou não? Desde já agradeço novamente. Temos muitas dúvidas que não estão claras no site do consulado.

        • Juliane disse:

          Oi Talita,

          NÃo precisa esperar o AIRE não, até porque demora uns 3 meses. Enquanto isso vai fazendo o permiso aqui.

          Bjs

          • Talita disse:

            Oí Juliane,eu de Novo rsrsrs.mais una perguntinha oq faz primeiro o nie. Ou certificado da uniao europeia

          • Juliane disse:

            Oi Talita! O NIE é o Numero de Identidade de Estrangeiro. Quando você faz o certificado recebe este numero.

          • Talita disse:

            Ok muchas gracias,vc esta nos ayudando muitissimo,Beijos Deis abencoe sua boa vontade que é muito rara nos días de hoje.

          • Talita disse:

            Deus *te abencoe!!!!

  11. Juarez disse:

    Olá Juli!
    Vou fazer um mestrado em Barcelona que inicia em 10/2017, já tenho o ok da Universidade e precisaria tirar o visto de estudante.
    Minha esposa é Italiana, já traduzimos e apostilamos a certidão de casamento e outros documentos…
    Nosso embarque será em 07/2017, passagens já compradas.
    Agora a dúvida, solicito o visto de estudante aqui no Brasil ou de cônjuge diretamente na Espanha?
    Estou com medo de pedir o visto de estudante pois o consulado pede 3 meses antes da viagem.
    Como cônjuge será que consigo uma autorização antes de outubro, considerando que minha esposa precisará tirar o NIE dela antes do meu e este processo leva cerca de 3 meses?
    Muito obrigado pela ajuda.

    • Juliane disse:

      Oi Juarez! Olha, se você tem como vir com o visto melhor. O permiso pode demorar um pouco a sair. Procure o consulado da Espanha e veja qual a orientação que eles te dão.
      Abraços!

  12. Fabiana Braga Infanti Valente disse:

    Oii Juli, olha eu por aqui.
    Estamos vendo os comentários. Você saberia indicar algum seguro por ai e me passar ideia de valores. Pelo que entendi, eu, meu esposo e minha filha mais nova teremos que ter um seguro saúde, já a mais velho tem direito por ter nascido na Espanha. É isso? Obrigada. Beijos, Fabi

  13. Daiana disse:

    Olá Juli,
    Agradeço as informações compartilhadas. Estou numa situação parecida com a sua , sou cidada portuguesa ( e brasileira 😉 ) tenho uma filha tb na msm situacao e meu marido angolano. Estamos mudando para Madrid e no prox mes estarei ai para iniciar o processo burocratico e tenho duvidas. Para dar entrada na minha residência qual o seguro a contratar? Vc o fez ou deu alta na seguridad social como autonoma? Caso tenha contratado pode me informar qual seguradora? Poderia me informar seu email ou whatsapp para falarmos melhor?

    • Juliane disse:

      Oi Daiana,

      Eu comecei a trabalhar e a empresa me deu alta na seguridade. Mas caso você apresente apenas a renda anual exigida (5000 euros) terá que contratar um seguro privado.

      Abraços

  14. Ulysses disse:

    Oi! Juliane parabéns pelo post faz dias que busco essa info e hj encontrei quase que sem querer. Dúvida: como cidadão italiano/brasileiro tenho uma união estável com a minha respectiva. Chegando na Espanha (eu teria proposta de trabalho) ela pode residir e trabalhar? Sei que a Itália não a reconhece sem que nos casemos mas fiquei com essa dúvida. Obrigado!!

  15. Douglas Rafael disse:

    Olá Juliane! Mais uma pergunta para você responder.. Obrigado pela disposição em ajudar.
    Estou em Madrid ha tres semanas, estou na saga em busca do meu NIE.. a minha dúvida é: sem o NIE eu não consigo trabalhar? Ou é o contrário? Eu consigo um trabalho (e obviamente o contrato de trabalho) para conseguí-lo?
    Obrigado e aguardo sua ajuda.

    • Juliane disse:

      Olá Douglas! Se você tem um passaporte da União Européia consegue trabalhar e então fazer o NIE.
      Abraços

  16. Elianne disse:

    Oi juliane! Td bem?
    Sou brasileira e meu marido eh argentino e ambos possuimos residencia na Itália e nosso permisso di soggiorno eh por movito religioso.

    Podemos nos mudar para espanha para ‘trabalhar’ em nossa organizacao religiosa em Madri com nossa residencia italiana e depois pedir a residencia por motivo religioso sem ter q sair da Espanha? Ou precisarei fazer todo processo do visto reigioso como qdo fiz qdo vim p Italia?

    Isto eh, Posso usar minha residencia italiana p me mudar pa espanha e lá da espanha pedir uma nova residencia espanhola por motivo religioso sem precisar sair da espanha?

    Muitoooo obgdaaa??

    • Juliane disse:

      Oi Elianne, desculpe, mas não sei como funciona a questão de vistos por motivos religiosos. Sugiro que entre em contato direto com a extranjeria, onde eles poderão esclarecer suas dúvidas.
      Abraços!

  17. Ronaldo disse:

    Com o NIE em mãos já é possível solicitar o permiso do marido. ja Saiu este post…estou procunado na home page…

  18. MONICA disse:

    Nossa belíssimo post adorei, estou em Madrid a 1 semana porem fiquei com uma duvida em relação ao seguro saúde mesmo europeu preciso ter?
    você indica algum para fazer?
    Obrigada

    • Juliane disse:

      Oi Monica! Se você não deu alta na seguridade social precisa fazer o seguro sim. Caso contrário estará sem atendimento médico (exceto urgências). E se ainda não fez o seu NIE precisa ter um ou outro.
      Abraços

  19. Rudineia disse:

    Oi boa noite eu meu marido meu filho queremos ir para Itália para trabalhar fácil fazer passoporte para trabalhar

    • Juliane disse:

      Oi Rudineia, nao sei se entendi sua pergunta. Você quer fazer o passaporte italiano por meio da cidadania italiana ou quer obter um visto de trabalho, com passaporte brasileiro?
      Abraços

  20. Karina disse:

    Olá Juliane, tudo bem?
    Tenho algumas dúvidas sobre o comprovante de meios econômicos e o seguro de saúde privado.
    quero morar em Barcelona no próximo ano(2018), tenho a cidadania italiana como você, a minha dúvida é:
    -O comprovante bancário tem alguma especificação,ou só um extrato já vale? Seria conveniente abrir uma conta no Santander de Barcelona com a quantia exigida?
    E quanto ao seguro de saúde privada, seria feito ainda no Brasil ou posso contratá-lo em Barcelona? Poderia me dar alguma opção, pois não queria ter vínculos financeiros no Brasil, já que acredito que contratando o seguro aqui o pagamento também deverá ser feito no Brasil.
    Ah, outra coisa, é fácil conseguir alugar um imóvel? Precisou de documentos traduzidos?
    Desde já agradeço por suas postagens…obrigada!

    • Juliane disse:

      Oi Karina! Você deve abrir a conta aqui, porque o dinheiro tem que estar com você. O seguro de saúde você contrata aqui. Para alugar um imóvel ao chegar o mais fácil é tentar direto com proprietário, já que as imobiliárias fazem inúmeras exigências. Mas venha com no mínimo o mês de aluguel e mais dois de caução, senão nem com proprietário. Beijo!

  21. Guilherme disse:

    Oi Juliane. Muito legal seus post. Estou pretendo ir parapaz a Espanha em 2018 com esposa e filhos. Meu filho e eu temos cidadania italiana. A minha esposa irá como esposa de europeu. Vi que fala sobre a comprovação de 5000 mil euros. No meu caso devo apresentar 15 mil euros Ou tem alguma regra para comprovação de valores de famílias?
    Obrigado

    • Juliane disse:

      Oi Guilherme. Bem, a informação que nos passaram foi a dos 5000 euros por pessoa, por ano. Como este é um valor muito alto se formos somar para cada membro da família, o que a própria extranjeria nos recomendou foi fazer um permiso de cada vez. Primeiro do cidadão, que receberia autorização para trabalhar e depois do cônjuge, somando as duas rendas (os 5000 mais o contrato de trabalho do outro). E por ultimo o das crianças. Abraços

  22. Guilherme Romanski disse:

    Olá Juliane. Gostei muito do post. Estou pretendo ir para Espanha com filho e esposa. Meu filho e eu temos cidadania italiana tb e minha esposa irá através da permissão dada por ser casada com europeu.
    Você fala no post que a comprovação é de 5000 euros por ano. Pelo fato de ir 2 adultos e 1 criança devo comprovar 15 mil euros Ou tem alguma regra de valor a ser comprovado quando vai em família?
    Obrigado
    Guilherme

  23. Camila disse:

    Olá Juli!
    Adorei o seu blog e esse post me ajudou a tirar algumas dúvidas.
    Não sei se você conhece bem este assunto, mas vamos lá. Neste ano eu vou tirar a cidadania italiana na Itália, logo depois vou querer ir para a Espanha; aí depois eu vou querer fazer uma tarjeta familiar pra minha mãe comprovando por todos os meios que eu sustento ela – você sabe detalhes sobre os comprovantes necessários?
    Eu vi alguns locais dizendo que vou precisar mostrar que mando dinheiro para ela, só que como sou nômade digital eu vou continuar recebendo pelo Brasil; será que a transferência da minha conta brasileira para a dela já seria um comprovante?
    Bjs

    • Juliane disse:

      Oi Camila! Eu usei os comprovantes da minha conta no Brasil com os ingressos na minha conta na Espanha, mas o melhor seria vocë se informar diretamente na extranjeria, para ver se os comprovantes que tens serão aceitos. Bjs

  24. J. disse:

    Juli, estou indo junto com minha namorada para Barcelona no objetivo de morar. Ela já brasileira/italiana (devidamente documentada já) e eu mais brasileiro impossível! Ou seja, um caso muito parecido com o de vocês! Mas sem filhos! (o que acho que vai facilitar) Eu trabalho com TI e ainda não consegui um emprego por aí, mas iremos assim mesmo com uma reserva para passar um tempo procurando.
    Queria perguntar à você, qual você acha que seja a melhor maneira para resolver a parte burocrática (visto, nie, etc…) da minha situação. Você já fez um post sobre como resolveu a parte do seu marido?
    Agradeço no que puder me ajudar! Abraços, J.

    • Juliane disse:

      Oi J,
      Vocês terão que comprovar a união de vocês, com um documento público, traduzido e legalizado, além do seguro de saúde e dos meios econômicos. No site do governo tem as informações bem detalhadas: http://extranjeros.empleo.gob.es/es/InformacionInteres/InformacionProcedimientos/CiudadanosComunitarios/hoja103/
      O post tá saindo esta semana. Abraços!

      • Elo disse:

        Oi Juli, td bem, super bacana acompanhar seu blog. “Viajo” junto com vcs :). Entao, seu que comentaste que teu post sobre o marido conseguir trabalhar, nao sendo cidadao da comunidade europeia, eh isso neh? Inclusive é mais ou menos a minha situacao, assim com “J” perfuntou acima – meu partner (nao somos oficialmente casados mas moramos juntos a 19anos 🙂 é brasileiro, e tem passaporte italiano e neo-zeolandês. Eu tenho somente o brasileiro e da NZ, e como temos ideia de passar uns 3 meses na Espanha e eu nao tenho passaporte europeu, mas ainda assim penso em trabalhar neste periodo, fico curiosa pelas tuas informacoes. Moramos atualmente na Australia e estamos planejando devagarinho passar 01 ano mais ou menos na Europa, mas claro, o budget é controlado, e nao queremos gastar demais nossas economias, por seguranca, entao pensamos em trabalhar em coisas simples só para manutenção. Talvez eu consigo ter mais algumas dicas no teu proximo post. Nao saiu ainda certo? Um abraco grande de outra gaúcha pelo mundo 😉

        • Juliane disse:

          Oi querida! Se vocês pretendem passar apenas 3 meses na Espanha nem tem como fazer NIE, porque o processo todo demora bem mais que isso. O melhor neste caso é providenciares o teu passaporte italiano como cônjuge (supondo que já tenhas a cidadania por matrimônio). Com ele podes trabalhar este período, mas passados os três meses ou pedem o permisso de residência ou saem da área Schengen. Não sei quanto ao passaporte NZ, mas me parece que há um acordo entre Espanha e Nova Zelândia. Beijos

  25. Cris disse:

    Esse tal de NIE!! Uma francesa comentou antes de eu vir mas não achei que fosse tão importante. Até pesquisei para fazer no consulado espanhol no Brasil, mas dizia que somente na Policia da Espanha. Só quando cheguei, semana passada, fui entender a importância, nao sabia que ele é a própria permissão pra ficar, empadronar-se, por filhos na escola, etc!!!!

    • Juliane disse:

      Oi Cris! O NIE é tudo mesmo, mas para empadronar e matricular as crianças na escola não precisa dele não. Você leu os post sobre empadronamento e educação na Espanha? Lá eu explico direitinho!! Bjs ?

  26. Gabriel disse:

    Muito legal o post. Ajuda bastante. Minha namorada tem cidadania italiana e está na Espanha. Agora ela já está com esse NIE. Como ela faz pra solicitar o permissão do marido que por enquanto é namorado? Rs muito obrigado!

    • Juliane disse:

      Oi Gabriel! Para ela pedir o NIE do cônjuge é preciso comprovar o parentesco, no caso com a certidão de casamento. Nos próximos dias sai o post onde explico esta parte do reagrupamento familiar. Um abraço!

  27. Catiane disse:

    Olá. Me chamo Catiane.
    Meu esposo está se preparando para com sua cidadania italiana também irmos notará na Espanha.
    Adorei seu relato foi muito importante pra nós ajudar no processo que estamos preparando.
    O que agora preciso saber é :
    Seu esposo e filhos ainda não tem os documentos de naturalização e cidadania?
    Eles puderam ir com você?
    O que precisa para a família não europeia acompanhar ?

    • Juliane disse:

      Oi Catiane, no caso minhas filhas tem cidadania e meu marido já tem direito mas ainda não fizemos os papéis. Então ele está entrando como familiar. Na próxima semana sai o post onde explico direitinho esta questão. Assine nossa newsletter que você recebe na hora! Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *