Museu Julio de Castilhos

Museu Julio de Castilhos
Fachada do Museu

Esta semana acontece a #MuseumWeek2016 – a semana dos museus – e os blogueiros da RBBV se juntaram para falar de seus museus preferidos. Nós estamos participando com o Museu Julio de Castilhos, que fica aqui em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Quando vi o chamado para a blogagem coletiva, o primeiro museu que me veio à cabeça foi o Museu Julio de Castilhos. Não sei se este foi o primeiro que conheci, mas é o primeiro que me lembro de ter ido, ainda bem pequena, com minha mãe. Foi um dia inesquecível! Fomos ao museu, ao prédio mais alto da cidade, caminhamos pela histórica Praça da Alfândega. Guardo perfeitamente na memória.

Museu Julio de Castilhos
O prédio principal e seu anexo

Quando as meninas já estavam um pouco mais crescidas, as levamos para este passeio pelo centro histórico de Porto Alegre (programa imperdível para quem vem para cá). Por coincidência, semana passada visitamos a Catedral e a Praça da Matriz! E agora voltamos ao museu para matar a saudade, tirar fotos e contar tudo aqui no blog.

Museu Julio de Castilhos
Canhões usados na Revolução Farroupilha

O Museu Julio de Castilhos é o mais antigo do Rio Grande do Sul. Localizado no número 1231 da Rua Duque de Caxias, foi idealizado por Julio Prates de Castilhos e criado em 1903, sendo chamado de “Museu do Estado”. Recebeu o nome atual em 1907, em homenagem a seu idealizador e ex-presidente do estado. Seu acervo abrangia artefatos indígenas, peças históricas, obras de arte, coleções de zoologia, botânica e mineralogia, reunindo objetos que representassem nosso estado e abrangendo várias áreas de conhecimento.

Museu Julio de Castilhos
Julio de Castilhos

No ano de 1925, os documentos que estavam guardados no Arquivo Público Estadual e que tratavam da história da antiga Capitania de São Pedro, foram transferidos para o museu.

Museu Julio de Castilhos
Constituição Rio-Grandense

Museu Julio de Castilhos

Devido à sua importância, foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1937.

Museu Julio de Castilhos
Homenagem ao patrono

Com o surgimento de outros museus na cidade, como o MARGS e Fundação Zoobotânica, boa parte do acervo foi distribuído de acordo com sua área específica. Hoje ele está composto por peças que mostram como viviam os povos que primeiro habitaram nosso estado, como os índios Tupis e Guaranis, as Missões Jesuítas, alguns costumes do período colonial e a história política do Rio Grande do Sul com ênfase na Revolução Farroupilha, motivo de orgulho do povo gaúcho.

Museu Julio de Castilhos

Museu Julio de Castilhos

Museu Julio de Castilhos

Museu Julio de Castilhos Museu Julio de Castilhos

O prédio onde está localizado foi construído em 1887, em estilo neoclássico. Julio de Castilhos morou lá de 1898 até sua morte, em 1903. O prédio histórico, referência entre os porto-alegrenses, já passou por diversas reformas, sendo a última em 2013.

⇒ Imagens das salas do interior do museu, muitas estão desocupadas e alguns espaços interditados, mas podemos observar os detalhes da arquitetura:

Museu Julio de CastilhosMuseu Julio de Castilhos

Museu Julio de CastilhosMuseu Julio de CastilhosMuseu Julio de CastilhosMuseu Julio de CastilhosMuseu Julio de CastilhosMuseu Julio de Castilhos

Em 1996 o prédio ao lado foi entregue ao público como anexo do museu. Construído em 1916, foi desapropriado em 1975 para fazer parte da história da cidade.

Museu Julio de CastilhosMuseu Julio de CastilhosMuseu Julio de Castilhos

O ACERVO

O museu está dividido em salas de exposição de longa duração:

  • SALA JULIO DE CASTILHOS

Reúne objetos pessoais do patrono, como seu gabinete de trabalho e seu quarto. Os móveis, em estilo imperial, retratam os modos de vida na época. Infelizmente, devido ao último temporal que teve em Porto Alegre, no final de janeiro, a sala sofreu avarias e está interditada.

Museu julio de Castilhos
Foto: Arquivo do museu
  • SALA FARROUPILHA

Guarda armas da revolução, objetos pessoais de Bento Gonçalves, o líder farroupilha, pinturas que retratam a guerra dos farrapos, os heróis da Revolução – Giuseppe e Anita Garibadi – e outros objetos, fazendo com que o museu seja considerado um dos mais importantes em relação a este acontecimento da história do Brasil e do Rio Grande do Sul. O dia 20 de setembro, data em que se deu o início da Revolução, é feriado estadual e durante toda a semana que o antecede – a Semana Farroupilha – comemorações acontecem em todas as cidades gaúchas.

Museu Julio de Castilhos

Museu Julio de Castilhos
Bento Gonçalves

Museu Julio de Castilhos

Museu Julio de Castilhos
Giussepe e Anita Garibaldi, heróis farroupilhas
Museu Julio de Castilhos
Cavalaria da Revolução

Museu Julio de Castilhos

Museu Julio de Castilhos
Canhão usado na Revolução
Museu Julio de Castilhos
Ponte da Azenha

IMG_20160319_200540

Museu Julio de Castilhos
Armas dos revolucionários
  • SALA INDÍGENA

Com objetos que retratam os povos que primeiro habitaram o estado, desde a pré-história, o período pré-colonial, seus modos de vida, artefatos de caça e pesca, cerâmicas e até um crânio mumificado, que deixou a Luisa impressionada!

Museu Julio de Castilhos

Museu Julio de Castilhos
Museu Julio de CastilhosMuseu Julio de CastilhosMuseu Julio de CastilhosMuseu Julio de CastilhosMuseu Julio de CastilhosMuseu Julio de CastilhosMuseu Julio de Castilhos

  • SALA MISSIONEIRA

Nesta sala estão expostas peças reconhecidas internacionalmente pela sua importância histórica e artística. São obras feitas pelos índios, em meio ao processo de evangelização jesuítica, revelando toda a religiosidade misturada a um forte apego à natureza.

Aliás, a região das Missões, localizada no interior do estado, é um importante centro histórico, e as ruínas jesuítas de São Miguel das Missões são Patrimônio da Humanidade desde 1983.

Museu Julio de Castilhos

Museu Julio de Castilhos

Obs.: “Sete Povos das Missões é o nome que se deu ao conjunto de sete aldeamentos indígenas fundados pelos Jesuítas espanhóis no Continente do Rio Grande de São Pedro, atual Rio Grande do Sul.” Fonte Wikipédia

Museu Julio de Castilhos
Arte Missioneira
A arte Missioneira está ligada ao Barroco e ao Renascimento, movimentos europeus que, no projeto de evangelização jesuítas, se expressou na arte executada pelos índios, assumindo, em função disto, características que lhe dão extrema originalidade.
Museu Julio de Castilhos
EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

O museu também recebe exposições temporárias, como a atual, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e aos 75 anos da morte da escritora Virgínia Woolf.

Museu Julio de Castilhos

Museu Julio de CastilhosMuseu Julio de CastilhosMuseu Julio de CastilhosMuseu Julio de CastilhosMuseu Julio de Castilhos

No lado de fora, nos fundos do terreno, encontram-se canhões utilizados na Guerra dos Farrapos.

Museu Julio de CastilhosMuseu Julio de Castilhos

Museu Julio de Castilhos

Museu Julio de Castilhos

Museu Julio de Castilhos

Museu Julio de Castilhos

Museu Julio de Castilhos

Museu Julio de Castilhos

Museu Julio de Castilhos

Museu Julio de Castilhos

Museu Julio de Castilhos

Museu Julio de Castilhos

Como pode-se observar, o temporal que caiu sobre Porto Alegre causou muitos estragos ao museu!!!

A VOLTA AO MUNDO DE LAMBRETA

Em uma das salas do museu encontramos uma lambreta muito charmosa, antigaaaa, e cheia de histórias para contar. Foi com ela que um gaúcho de Caxias do Sul deu a volta ao mundo em 1968. O feito está registrado no Guiness Book. Em 1970, a guerreira lambretinha foi doada ao museu, mostrando para quem quiser ver como foi essa aventura. Legal, né?

Museu Julio de Castilhos

Museu Julio de Castilhos

Embora o acervo do museu não seja muito grande e o temporal de janeiro (foi praticamente um furacão, gente!!) tenha danificado salas e consequentemente algumas obras, vale a pena incluir no roteiro de visitas ao Centro Histórico de Porto Alegre. Pelo conjunto todo e sua história.

A entrada é gratuita e pode ser feita de terças a sábados das 10h às 18h. Pesquisadores podem agendar sua visita pelo email museu_juliodecastilhos@sedac.rs.gov.br

Endereço: 

Rua Duque de Caxias, 1205
Centro Histórico
90010-281 Porto Alegre, RS.
Fone: 51 3221 5946
GIF_Museum_Week (1)

Este post faz parte da blogagem coletiva para a #MuseumWeek2016 de blogueiros da RBBV. Clique nos links abaixo para conferir as dicas dos outros blogs:

Geral

A Fragata Surprise – Casas-museus: a vida cotidiana de gente muito especial
Despachadas – 5 Museus Interativos ao redor do mundo

Europa
Alemanha
Tá indo pra onde? – Ilha dos Museus
Viajoteca – 5 museus inusitados em Berlin
Pelo Mundo Com Vc- Museu do Holocausto ou Memorial aos Judeus Mortos da Europa
Já Fomos – Visitando o Campo de Concentração em Dachau
Pequenos pelo Mundo – Museus de Automóveis na Alemanha
A Li na Alemanha – Museu Mercedes-Benz
Bulgária
Escolho Viajar – Museu Nacional de História Militar
Espanha
Virando Gringa – Museo Atlantico
Comendo Chucrute e Salsicha – Museo de Artes y Costumbres Populares de Sevilla
Esto Es Madrid, Madrid – Museo de Altamira
Sol de Barcelona – Museu Joan Miro
França
Viagem LadoB – Museé D’Orsay
A Path to Somewhere – Centre Pompidou
Destinos por onde andei… – Louvre
Direto de Paris – Musée Rodin
SOSViagem – Museu do Louvre X Museu d’Orsay
Apure Guria – Antigo Egito no Museu do Louvre: incrível!
Grécia
Viaje Sim! – Museu Arqueológico de Delos
Fourtrip – Museus de Atenas
Holanda
Novo Caroneiro – Sexmuseum
Hungria
Juntando Mochilas – Museu do Terror
Irlanda
The Life of isa – 4 museus gratuitos em Dublin
Itália
Passeios na Toscana – Palazzo Pitti
The Nat’s Corner – Pinacoteca de Brera
Vou pra Roma – Museus do Vaticano
Roma Pra Você – Galleria Borghese
Grazie a Te – Corredor Vasariano
Reino Unido
No Mundo da Paula – Museum of London
Vamos Viajar – British Museum
Segredos de Londres – Victoria and Albert Museum
Mochilão Barato – Madame Tussauds
República Tcheca
Trilhas e Cantos – Museu do Comunismo
Rússia
Viajei Bonito – Museu da Vodka
Love and Travel – Museu Hermitage
Suécia
Viajar pela Europa – Museu Vasa
Suíça
Carta sem Portador – Fondation Gianadda
Turquia
Viagem a Dois – Palácio Topkapi
Travel with Pedro – Museu de Arte Islâmica e Turca

América do Sul
Argentina
Sonhando em Viajar – Buque Museo Fragata A.R.A. “Presidente Sarmiento”
Brasil
Coisos on the go – Inhotim
E aí, Férias! – Museu Imperial
Outro blog – Museu do Amanhã
#KariDesbrava – Museu Nacional de Belas Artes
O Melhor Mês do Ano – Museu do Futebol
Cantinho de Ná – Museu do Frevo
De Cá Pra Lá – Museu Palácio dos Bandeirantes
Viagens que Sonhamos – Fundação Iberê Camargo
Nativos do Mundo – Museu da República
Atravessar Fronteiras – CCBB – DF
Embarque neste blog – Museu Casa Guilherme de Almeida
Vida de Turista – Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS
Mel a Mil pelo Mundo – Museu Julio de Castilhos
Devaneios de Biela – Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho)
Tirando Férias – Museu de Zoologia da USP
Viagem em Detalhes – Museu Catavento – Espaço Cultural da Ciência
D&D Mundo Afora – 9 museus no Brasil
Estrangeira – MAMuseu: Museu Histórico de Alcântara

Viajarhei –  Os melhores museus para levar as crianças entre Rio e São Paulo.
Chile
Gastando Sola Mundo Afora – Museo Chileno de Arte Precolombino
Peru
De Mochila e Caneca – Museu da Inquisição

América do Norte
Estados Unidos
Família Viagem – Fernbank Museum of Natural History
Janela para o Mundo – Graceland
RenataPereira.tv – Bibliotecas e Museus presidenciais nos EUA
Aquele Lugar – Museu do Ar e Espaço
Fica Dica Viagens – Vizcaya Museum
Casal Califórnia – Museus no Balboa Park
Malas e Panelas – The Broad Museum
Felipe, o pequeno viajante – Museu de Anchorage, Alaska
Ideias na mala – Melhores Museus de San Francisco
México
Viagem de Fuga – Museu Frida Kahlo
Uzi Por Aí – Museu Soumaya

Eu sou à toa – Casa-museu de Frida Kahlo e Casa-estúdio de Diego Rivera

Asia
China
Like Wanderlust – Museu Qin e os Guerreiros de Terracota
Vietnã
Brazuka – Museu da Guerra (War Remnants Museum)
Japão
A Aventura Começa – Museu Meijimura

Oceania
Australia
Coordenadas do mundo – Museu de Arte Contemporânea

Você pode compartilhar esta foto no seu Pinterest e conhecer todas as nossas pastas!

 

publicado

26 comentários

  1. Que legal ver como o museu é por dentro! Ano passado conheci Porto Alegre (e adorei!), mas só passei na frente desse museu e não entramos…

    1. Acredito!! Eu moro em Porto Alegre e só voltei lá depois que as meninas estavam mais crescidas. E olha que costumamos frequentar um restaurante maravilhoso bem próximo ao museu! Volte!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *