Saiba como as piscinas públicas de Madrid podem ser uma opção barata e divertida no verão!

piscinas publicas de madrid

Estamos atravessando o segundo verão de 2016 (o primeiro ainda estávamos morando no Brasil) e Madrid é muito quente nesta época do ano. Encontrar o que fazer com as crianças sem sacrificá-las com o calor não é tarefa fácil. Ainda mais que não conheçemos tudo o que a cidade tem a oferecer. Mas a gente pesquisa daqui, procura dali e acaba descobrindo as melhores dicas. E assim descobrimos que as piscinas públicas de Madrid são uma ótima alternativa para toda a família.

piscinas publicas de madrid
Luisa de babá – maiores de 6 anos não podem utilizar a piscina infantil

Quando penso em “piscina pública” logo me vem a mente água suja, ambiente lotado e sujeira pelo chão. Talvez eu não tenha tido boas experiências. O fato é que as vezes em que fui a clubes e parques aquáticos muito conhecidos e que não eram um absurdo de caro, esta era a realidade com a qual me deparava. Por isso, nos últimos tempos, dava tanto valor à minha piscininha modesta de casa, onde só entrava quem eu quisesse e quem ditava as regras éramos o Vlad e eu.

PROCURANDO HOTEL EM MADRID?

Mas neste domingo resolvemos conhecer uma destas piscinas públicas. Madrid tem várias delas. Cada distrito tem, no mínimo, uma. Tivemos recomendações de algumas, que nossos amigos disseram ser as melhores. Mas decidimos ir na do nosso distrito mesmo. É mais perto, dá pra ir à pé ou pegar o ônibus bem na esquina de casa e descer quase em frente. Não tivemos indicação desta, mas quisemos arriscar mesmo assim.

E gostamos muuuuito! Se esta não é uma das melhores, nem imagino como são as outras!

piscinas publicas de madrid
Mãe coruja que tira mil fotos do seu “peixinho”

Para entrar tivemos que pegar uma fila, pequena, para comprar os ingressos. Pagamos 4,50 Euros para cada adulto e 2,70 Euros para as meninas, com exceção da Maísa, que não pagou nada.  Para entrar no espaço das piscinas não havia fila. Não vou dizer que não estava cheio porque estava, mas nada que nos fizesse dar a volta e ir embora. Além do mais, era domingo. Não esperávamos encontrar uma piscina só para nós, claro!

O lugar todo é bem grande, com gramados, solarium com mesas e cadeiras, cafeteria, vestiários com duchas, sanitários (a Elisa e eu até brincamos que tinha papel higiênico e sabão de espuma hahahaha) e armários com chave. Com três piscinas, duas grandes e uma infantil, não tem como não se jogar com tudo!!

piscinas publicas de madrid
Piscina olímpica (fuuunda!!)
piscinas publicas de madrid
Este lado é bem fundo, na outra ponta as meninas deram pé

Uma coisa que já podemos notar neste nosso pouco tempo em Madrid: o povo é chegado numa “farofada”! Juntou calor+família+água=farofa

piscinas publicas de madrid
Gramado, cadeiras, sol ou sombra…a escolher

E eu acho o máximo!! Não tenho nenhum preconceito, como muitas vezes percebi diante de situações em que pessoas se reuniam e abriam as sacolas cheias de comida em lugares públicos. Pra falar a verdade, “tô nem aí”, cada um se diverte como pode. Só acho que ordem e limpeza são muuuito importantes quando estamos dividindo o espaço com outras pessoas. E o que tenho visto por aqui é isto. As pessoas chegam com suas bolsas, caixas térmicas e até panelas! e fazem suas refeições nos parques. Sempre respeitando o lugar do outro, sem bagunça ou sujeira.

piscinas publicas de madrid
Um lugar ao sol ou à sombra para um piquenique!

E os locais públicos favorecem isso. Nos diversos parque podemos encontrar mesas com cadeiras adequadas para um mega piquenique. E nas piscinas públicas também.

Nós ainda estamos nos acostumando com isso. Ontem passamos por uma família cuja mãe retirou várias panelas do isopor e montou um pequeno buffet! E nós com nosso sanduichinho e suquinho básicos hehehehe!

piscinas publicas de madrid
Solarium com mesas e cadeiras para “farofar”

O Centro oferece uma cafeteria onde podemos comprar bebidas, lanches e até refeições, para quem saiu de casa desprevenido ou prefere mesmo não andar carregado de sacolas. Os preços não fogem muito do que encontramos em bares da cidade. Um sanduíche, por exemplo, custa 3 Euros e um refri, 2 Euros. A água está disponível gratuitamente nos bebedouros espalhados pelo Centro.

piscinas publicas de madrid
Prédio onde ficam os banheiros, cafeteria e armários

No quesito água da piscina, nem a da minha casa é tão limpa! As gurias se impressionaram com o azul da água. E o controle químico é feito frequentemente. Todas as piscinas tem um socorrista de olho em todos. E eles agem mesmo, basta perceber alguém infringindo alguma regra ou alguma brincadeira perigosa. Logo apitam e chamam a atenção. E na piscina dos pequenos, ao menor sinal de afogamento, eles já estão levantando os pequenos.

piscinas publicas de madrid
O socorrista ali no fundo

Bom, não preciso dizer que adoramos nosso dia. Chegamos, pegamos um lugarzinho no gramado, à sombra, estendemos nossa toalha e curtimos o dia, um pouco nas piscinas, um pouco na sombra, as gurias mergulhando, a Maísa se acabando de tanto brincar.

As piscinas públicas funcionam de maio a setembro e todos podem entrar. Não precisa ser sócio nem apresentar documento, basta pagar a entrada e aproveitar. São vendidos abonos de 10 ingressos, que acaba saindo mais em conta. Mas só vale se você vai ficar mais tempo pela cidade e não resiste a uma piscininha no verão.

piscinas publicas de madrid
Difícil foi convencê-la a ir embora!

Se você está em Madrid e quer passar um dia de “ócio”, clique aqui e saiba onde encontrar a piscina pública mais perto de você. Ah, e no inverno também vale, porque a maioria dos Centros dispõem de piscina coberta!

Gostou desta dica? Então deixe seu comentário aqui embaixo e curta nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagam

Beijos de MEL!

publicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *