Passo-a-passo para emissão de tarjeta de residência para familiar de comunitário da União Européia

Você pode gostar...

37 Resultados

  1. Maya disse:

    Oi Juliane! Tudo bem?
    Gostaria de saber se a tarjeta de residência para comunitário da direito a pessoa trabalhar no país, ou somente residir?

    Obrigada!

    • Maya disse:

      Juliane, desculpe, só depois eu vi que a minha pergunta já havia sido respondida aqui nos comentários.

      Na verdade tenho outras perguntas, de repente você pode me ajudar!
      Fiz uma união estável registrada no cartório com meu namorado em junho. Ele é cidadão europeu e foi contratado por uma empresa em Barcelona. Está morando lá a um mês. Vou fazer uma pós graduação, e já tenho um visto de estudante, vou encontrar com ele em outubro e vamos passar a viver juntos.
      A questão é que eu gostaria de quando chegar lá, entrar com um pedido de tarjeta para cidadão de comunitário, para poder teabalhar e ajuda-lo com as despesas. Você acha que pode ser um problema, o fato deu ter entrado com visto de estudante e pedir a tarjeta?
      Outra coisa, nosso documento de união estável precisa ter tradução juramentada e ser apostilado? Porque eu li no site do consulado que a tradução juramentada já legaliza o documento, sem a necessidade e apostilamento. Mas no site da extrangeria essa informação está meio confusa. Diz que precisa estar traduzido e legalizado. Melhor eu fazer essa segunda opção mesmo né? É possível apostilar documentos brasileiros aí da Espanha?

      Muito obrigada 🙂

      • Juliane disse:

        Oi Maya! Eu imagino que o fato de vc pedir o NIE de familiar de cidadão comunitário tendo entrado com um visto de estudante não será problema, o que não estou certa é a questão da união estável, que não é reconhecida aqui. Teria que confirmar com a extranjeria. Quanto aos documentos, é preciso traduzir e apostilar. Se precisar de indicação e ajuda com os documentos, me avise por email.
        Beijos

  2. Bruno disse:

    Boa noite,
    Estou com a minha familia aqui na Espanha. Eu sou espanhol e tenho todos os documentos (Empadronamento,DNI, etc.), já fizemos a solicitação da tarjeta da minha esposa, e ela recebeu uma papel com o número do NIE provisório. A minha pergunta é a seguinte: Com esse papel, e esse número do NIE, minha esposa já pode trabalhar aqui na Espanha, ou é necessário esperar a tarjeta de residente familiar?
    Obrigado.

    • Juliane disse:

      Oi Bruno! É preciso esperar a resposta favorável da extranjería. Dá uma olhada na página web que eles informam nesta folha que entregaram a ela como está a situação do processo, nós não recebemos aviso nenhum quando a resposta foi positiva. Quando foi negada, a primeira vez, recebemos um aviso pelos correios, então fica de olho! Mas este número de NIE é provisório, não significa que o pedido já foi aprovado. Enquanto isso ela não pode trabalhar.
      Abraços e boa sorte!

  3. Luca De Santis disse:

    Oi geente. Tudo bem? Sou cidadão europeu e estou indo com minha esposa para Espanha. A lista de documentos que eu estava vendo que precisava era essa aqui. http://extranjeros.empleo.gob.es/es/InformacionInteres/InformacionProcedimientos/CiudadanosComunitarios/hoja103/ (está quase no final da página)

    Vou lá para trabalhar numa empresa, com contrato de trabalho, ou seja, meu seguro saúde comunitário cobre minha esposa também né? Tipo..assim não necessito contratar para ela. correto? Muchas gracias! kkk

    • Juliane disse:

      Oi Luca! Se vc vem como cidadão europeu e sua esposa não, ela tem que ter o seguro privado. Mas como vc está vindo pela empresa, tem que ver o que eles vão oferecer de benefícios pra vcs.

      Abraços

      • Luca De Santis disse:

        Ah perfeito então..Pois só pra atualizar. Já estamos de passagem comprada para ir na cara e na coragem. Estou levando como documento de casamento a nossa certidão de casamento no brasil em inteiro teor apostilada e também minha certidão de casamento italiana (meu casamento foi transcrito). Vou traduzir aí na espanha. Você acha que eu preciso das duas certidões traduzidas (brasileira e italiana) ou só uma delas? Queria economizar uns trocadinhos hehe. Ah..já to de passagem comprada. Inicialmente, para eu ter logo o endereço residencial, vamos ficar na casa do meu irmão. Como eu havia mencionado, minha esposa ainda vai como brasileira ou seja, exigencias de turista. E só agora vim saber que a carta convite tem que ser emitida pela policia. E meu irmao ainda teria que me enviar por correio..demora..burocracia…Decidi então fazer reserva de hotel no booking para caso peçam na imigração. Você sabe dizer se eu acompanhando-a na fila da imigração tem alguma diferença? Ou mesma coisa que nada? Muitissimo obrigado pela resposta Juliane. PS: me parecia o contato da sua companha advogada de madrid? VOu perguntar quanto ela faz para tirar duvidas mais especificas. Obrigado!!

        • Juliane disse:

          Oi Luca! Eu não tenho advogada aqui não, se você precisar o ayuntamiento tem atendimento gratuito para imigrantes. Quanto a carta convite, não precisa. Sua esposa vem contigo, tu és cidadão italiano, eles não vão complicar. Apresenta teu passaporte e pronto, entrem juntos. Traduz só uma certidão. Desculpe a demora na resposta, teu comentário não aparecia na fila e não vi 🙁
          Façam uma boa viagem e quando chegarem vamos marcar um café!

          Abraços!

          • Luca De Santis disse:

            Sério que tem atendimento gratuito? rsrsrs Que notícia óótima. Aliás que notícias ótimas tudo o que me respondestes. Pois é…um monte de gente já falou: “relaxa que vocÊ é cidadão comunitário e eles não vão implicar com sua esposa.” Mas é que sou ansioso com essas coisas kkkk Já até deixei avisado meu comune na itália que estou indo pra espanha que se eu precisar de algum documento a mais eles mandam pra lá.

            Fica tranquila Juliane quanto ao tempo. O importante é que tá tudo explicadinho e com respostas positivas hehe. E eu também não estou recebendo notificações quando recebo respostas. Deve ser algum bug.
            Vou só me acomodar no novo lar e a gente marca esse café hehe mas o que quero mesmo saber é das gordices espanholas hahaha. Abraços.E muito obrigado!!!

  4. Taissa disse:

    Ola, muito esclarecedor seu post, mas gostaria de saber quanto custa em média o seguro saude que vc comentou que é obrigatório?

    • Juliane disse:

      Oi Taissa, obrigada!!
      O seguro depende da seguradora, idade e número de segurados. Você pode fazer um orçamento on-line procurandono Google “seguros de salud espana”. Existem algumas calculadoras que te dão o valor de acordo com o que você busca.
      Beijos

  5. Fabiana Braga Infanti Valente disse:

    Bom dia Juliane!
    Já te fiz algumas perguntinha com relação as escolas.
    Desculpe estar sendo chata. Estou torcendo para que tudo de certo e eu e minha familia possamos ir viver na Espanha. Tenho uma filha de 14 anos que nasceu em Madrid, estamos querendo tentar conseguir um permisso de residência e trabalho através dela e um permisso de residência para minha filha mais nova. Você tem algum conhecimento sobre esta forma de arraigo, alguma informação que acha que possa me ajudar? Será que consigo? Agradeço se puder me passar alguma informação. Abraços, Fabiana

    • Juliane disse:

      Oi Fabi!
      Acho que foi pra você que respondi o email, certo?
      Como te disse, não tenho conhecimento do processo para familiares de espanhóis, não quero correr o risco de passar uma informação equivocada. Mas se sua filha nasceu aqui e tem a cidadania, vocês conseguem sim. Só verificar certinho as exigências e meter ficha!

      Boa sorte e conte com o que precisar!

      Beijos

  6. Laura Telles disse:

    Olá Juliana, tudo bem? Meu nome é Laura e achei muito esclarecedor seus posts, mas ainda estou com algumas dúvidas:
    1: Quanto aos custos de 5.000 euros que um italiano precisa para retirar o seu Nie, eu como esposa (Brasileira) do cidadão italiano também tenho que ter 5.000 euros para pedir o meu permisso de residência? Seria 5.000 para cada?
    2: você tirou seu passaporte Italiano na Itália? e lá eles te deram a sua certidão de casamento já nos modelos da UE?
    Obrigada desde já.
    Abraços

    • Juliane disse:

      Oi Laura! Sim, são 5000 euros anuais para cada solicitante. Se você chegar aqui e conseguir um emprego que some esta renda para os dois, por ano, já é possível solicitar o NIE.
      Fiz meu processo todo na Itália e recebi todos os documentos no formato estabelecido pela Convenção de Viena, em vários idiomas, então não precisei traduzir nem legalizar. Se precisarem de ajuda para a cidadania me contate por email.

      Abraços

  7. Rafael Mallmann disse:

    Olá Juliane.
    Muito bom teus post, ajudaram muito somente estou em dúvida.
    Minha namorada (já vivemos juntos a quase 4 anos, porém ainda sem um documento de casamento), ela conseguiu agendar o passaporte italiano dela para fazer em julho, posteriormente queremos ir morar em Barcelona, só estamos na dúvida se seria melhor estarmos casados antes dela fazer o passaporte novo?

    • Juliane disse:

      Oi Rafael! Você se refere ao passaporte mesmo ou a cidadania italiana? Se for cidadania, melhor estar casado pra você entrar com seu processo de cidadania no futuro. Se ela vai fazer só o passaporte, é indiferente. Vocês terão que apresentar um comprovante da união, atualizado, traduzido e apostilado. Abs

      • Rafael Mallmann disse:

        Seria somente o passaporte, pois a cidadania ela já conseguiu.
        Ficamos na dúvida pois ela precisa levar junto para fazer o passaporte a certidão de casamento, então ficamos na dúvida o que seria melhor.
        Já possuímos união estável, mas acho que isso não deve ter validade ai né?
        O que seria um documento apostilado?

        • Juliane disse:

          Oi Rafael, a união tem que ser válida no espaço comum europeu. Como cada caso é um caso, sempre melhor ir com os documentos que vocês tem na oficina de extranjería. No ano passado o Brasil assinou o Acordo de Haia, o que significa que os documentos não precisam mais ser legalizados pelos consulados e Ministério das Relações Exteriores, basta que sejam apostilados nos cartórios brasileiros, depois de traduzidos (tradução juramentada).
          Abraços!

  8. Herica disse:

    Hola,Juliane estava lendo teu puste e os comentarios,entao eu me casei em março com cidadao Español ja tenho 3 años em España ja pedimos cita temos para Julio desse ano mas eles nao me pediram seguro de saude nao me pediram todos esses que vc comentou mas seguro de saude nao queria que vc me orientasse obrigada!!

    • Juliane disse:

      Oi Herica, como mencionei no post, meu caso é de uma cidadã italiana. Como você casou com um espanhol, talvez as exigências sejam outras. Você deve seguir as orientações que recebeu na extranjeria.
      Abraços!

  9. flavia disse:

    oi juliane tudo bem? Estou com uma duvida nao sei se vc pode esclarecer… no caso quero morar na espanha e meu companheiro vai pegar a cidadania italiana seria melhor a gente fazer o processo de cidadania italiana ja na espanha ou na italia? na italia deve ser mais rapido né?

  10. Guilherme disse:

    Juliane,
    Estamos acompanhando sempre seus posts e estamos gostamos muito. Estamos pretendendo ir para Madrid e somos casal + filho pequeno.
    Sou duplo cidadão ( Brasil / italia). Para o processo de tarjeta de residência para familiar de comunitário da União Europeia a minha certidão de casamento esta em Italiano. Devo providenciar a tradução deste documento em espanhol? Este processo deve ser no Brasil ou na Espanha?

    • Juliane disse:

      Oi Guilherme, sua certidão não está no formato da Convenção de Viena, em vários idiomas? Se não, tem que fazer a tradução juramentada sim, no Brasil ou aqui.
      Abraços!

  11. Thales disse:

    Olá Juliane.Agradeço mais um post esclarecedor..Era esse o que eu estava esperando…rsrs
    Uma perguntinha(como sempre)..hehe
    Você conseguiu provar os meios econômicos(no caso os 5000 euros que você falou na outra pergunta) com comprovantes do Brasil ou teve que transferir o necessário para uma conta daí?Como foi?
    Um abraço e tudo de bom!Estamos torcendo muito por vocês!!

    • Juliane disse:

      OI Thales, eu abri uma conta aqui e fiz a transferência. Usei os extratos das duas contas. Abraços e pode perguntar hehehe

  12. Diego Hoffmann disse:

    Ótimo post!! Estamos no mesmo (no início) processo que vocês: Cidadania da esposa e filha, depois regularizar residência em Barcelona. Então foi de grande valia estas informações!

  13. Henrique disse:

    Muito válido o post! Com relação ao comprovante dos meios econômicos – contrato de trabalho do cidadão ou declaração de autônomo ou qualquer documento que comprove os meios de subsistência no país qual valor para os familiares?

    • Juliane disse:

      Oi Henrique! Olha, esta informação eu recebi no balcão da extranjeria logo que cheguei. Na verdade, não encontrei este dado no site, mas eles de cara me disseram que eu deveria ter 5000 euros. Perguntando aqui e ali, descobri que eles calculam em média 425 euros por pessoa por mês pelo período de um ano, no mínimo.

  14. Elo disse:

    Mel, vc já havia me respondido parte dessa info anteriormente, mas agradeco imensamente cada palavra escrita aí, mesmo. Te desejo muitas felicidades, aliás pra tda sua familia. Dia desses tomamos um chimarrão juntas quem sabe 🙂 kkk brincadeirinha. Um abraco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *