8 dicas imperdíveis para você fazer AQUELA viagem gastando pouco!

Dicas

Quem não quer unir o útil ao agradável e realizar aquela viagem dos sonhos sem detonar a conta bancária? Pois saiba que, tomando algumas atitudes simples, é possível planejar uma viagem bem legal e ainda economizar uma boa grana!

Separei 8 dicas que nós seguimos toda a vez que colocamos o pé na estrada (ou nas nuvens) e que vão te ajudar a enxugar o orçamento.

1- Passagens

Dicas
Imagem: Google

Nesta hora vale procurar em sites que pesquisam em diversas empresas. Decolar, Skyscanner, Google Voos são alguns bem conhecidos. O Skyscanner te avisa quando a tarifa que você está buscando teve alteração de preço.

Outra dica é ficar de olho nas promoções das empresas aéreas. Normalmente, entre as nacionais, estas ofertas iniciam em uma sexta-feira à noite e vão até o início da manhã de segunda. Mas quanto antes você fizer a busca no site, maiores as chances de encontrar uma pechincha!

Dicas

Observe ainda as regras da tarifa que está adquirindo. Caso seja necessário fazer alguma alteração, o barato acaba saindo caro. Cuide também a franquia de bagagem. Se você é daqueles que aproveita a viagem ao exterior para fazer as compras do ano inteiro, pode ser que valha a pena pagar um pouco mais caro pela tarifa e ter direito a uma malinha a mais do que levar um belo susto no aeroporto pagando excesso (já viu a grana que é???)

Dicas
Imagem: Google

Lembrando que crianças maiores de 2 anos tem a mesma franquia de bagagem de um adulto.

 2 – HOSPEDAGEM
Uma coisa é certa: ficar em hotel sempre custa mais caro. Se você não abre mão da mordomia, então pule esta dica. Mas se, como pra nós, pra você o que vale é a economia, siga em frente.
Sempre, quando viajamos para o exterior, ficamos em imóveis alugados por temporada. Sempre. Porquê? Simples. Além de ser mais barato, podemos fazer nossas refeições e economizar mais um pouquinho (não deixe de ler a próxima dica).

Se você está viajando sozinho e quer conhecer pessoas novas, de todo o mundo e não se incomoda com a falta de privacidade, experimente um hostel. Os preços valem muiiiito, normalmente eles disponibilizam uma cozinha, o ambiente é super descontraído, informal e a maioria deles é bem localizado.

Dicas
Nosso apartamento em Londres, pelo Airbnb
Mas se a viagem é com crianças, aí vai a minha dica de mãe: alugue um apê mobiliado. É econômico, você e sua família terão toda a privacidade que quiserem e sem abrir mão do conforto. No Brasil, esta é uma ideia que ainda está amadurecendo, mas no exterior já é muito comum.
Eu tenho uma certa preferência pelo Airbnb. Minhas experiências sempre foram muito positivas. Os anfitriões (como são chamados os proprietários) sempre foram muito gentis, inclusive nos recebendo com flores nos apartamentos, caixas de chocolates e pacotes de biscoitos para as meninas, disponibilizando alguns alimentos, material de limpeza e higiene além de todos os utensílios domésticos necessários – máquina de lavar roupas também. Quem tem filho pequeno sujando roupa toda hora sabe o valor disso!!
Dicas
O mimo da nossa anfitriã em Madrid, também pelo Airbnb
Dicas
Nosso anfitrião em Londres nos recebeu com flores, cereal, leite, pão e itens para uma primeira refeição.

Existem outros sites onde você pode procurar este tipo de imóvel. O Booking.com oferece este tipo de acomodação, além de hotéis. No Airbnb é possível escolher alugar o lugar todo, um quarto em um imóvel ou uma cama em um quarto. Tudo depende de quanto se está disposto a gastar e o grau de privacidade que se quer ter.

Procurando hotel para sua próxima viagem? Conheça as ofertas do Booking. Fazendo sua reserva por este link, você ajuda o blog a se manter no ar e não paga nada mais por isso. 

 3 – ALIMENTAÇÃO
A alimentação pode ser um motivo para estourar o orçamento de qualquer viagem. Experimentar os pratos típicos de cada lugar que visitamos é uma tentação, mas muitas vezes acabamos “comendo com os olhos” e quando vamos ver…babau! Gastamos mais do que o planejado.
Mas seguindo essas diquinhas básicas, dá para economizar um bocado!

Primeiro e muito importante: não se jogue no primeiro restaurante que encontrar pela frente. Os preços de um lugar para o outro podem ter muita diferença e, às vezes, são servidos pratos bem parecidos. A maioria dos restaurantes deixa um cardápio na entrada. Então olhe antes de entrar, para evitar aquele susto quando já estiver sentado à mesa.

Dicas
Li a palavra “GRÁTIS”?

Se está hospedado em um hotel, provavelmente terá apenas o café da manhã. Então dê uma volta pelas proximidades, pesquise, veja quais opções tem ao seu dispor.

Dicas
Mercado em Madrid, tudo por 1,50 Euros – porque será que elas tiraram foto das balas?

Se você optou, como nós, em ficar hospedado em um imóvel de aluguel, beleza. Vá ao supermercado e compre itens para o café da manhã e para o jantar. Leite, pão, frios, arroz, massa, carne, legumes, frutas e verduras. Coisas que já fazem parte da sua alimentação. Deixe de fora apenas o almoço, que será feito fora, uma vez que estarão na rua, passeando. Desta forma é possível fazer uma boa economia com a alimentação. E alguns anfitriões deixam disponível no apartamento artigos que não são usados de uma só vez, como óleo e sal. Ponto para a economia.

Dicas
Frutas e verduras frescas para café da manhã e jantar.

E não tenha vergonha de fazer seu lanche para comer durante o passeio. Nas cidades europeias, por exemplo, é bem comum ver as pessoas nas praças ao meio-dia abrindo sua frasqueira e comendo sem cerimônia. Normalmente nós fazemos assim: um café-da-manhã bem reforçado, com leite, cerais, frutas; preparamos sanduíches, frutas, sucos e fazemos um “piquenique” no almoço; à noite, preparamos um jantarzinho caprichado, com salada, carne e arroz ou massa. Assim compensamos a falta de um almoço, digamos, normal.

Dicas
Nosso almoço
Dicas
Almoço da Mai

4 – Transporte

Dicas

É certo que a melhor maneira de se conhecer um lugar é a pé. Mas não dá pra virar um andarilho com um monte de cria junto. Eles cansam rápido. Só que também não tem essa de usar transporte pra todo o lado. Tem que colocar a meninada para caminhar, sim.

Dicas
A gente se vira como pode hehehehe

Bom, eu organizo nossos passeios de modo que vamos andando na ida e, na volta para casa, quando já estamos todos mortos com farofa, utilizamos o transporte público local. Na noite anterior, monto nosso roteiro procurando pontos turísticos próximos, traçando no mapa uma linha contínua, até onde acho que as meninas possam ir sem sacrificá-las muito. Fazemos várias paradas para descansar e “reabastecer”. No ponto final, pegamos ônibus ou metrô e retornamos. E assim dia após dia.

viagem gastando pouco metro
Metrô, sempre

Caminhamos MUUUUITOOOO mesmo! Mas as gurias curtem bastante, porque paramos em vários lugares que elas pedem. Todos participam da montagem do roteiro.
Raramente utilizamos táxi. Mais aqui no Brasil, no trajeto aeroporto – hotel – aeroporto, porque não temos um transporte público com a mesma qualidade que encontramos no exterior.viagem gastando pouco onibus

Informe-se nas estações de transporte a maneira mais econômica de se locomover. Muitas cidades tem passes turísticos – você compra certa quantidade de tíquetes por um valor abaixo do que pagaria se comprasse um por um. E crianças normalmente tem desconto.
Um exemplo: em Londres você compra o London Oyster Travel, um cartão que você carrega de acordo com os dias que vai visitar a cidade (de 1 a 10 dias). Em Paris você vai comprar o Paris Visite, em Nova York o MetroCard e por aí vai.

 Se procura um carro para a viagem, veja as ofertas da nossa parceira Rentcars. Além da economia, estará ajudando o blog!
5 – Compras 
viagem gastando pouco compras
A cara da felicidade

Melhor coisa em uma viagem é bisbilhotar as lojas, comprar coisinhas novas, levar presente para os amigos (só não se joga, senão já era a economia!)

Então, temos que garimpar promoções. Aqui em casa somos 4 mulheres contra 1 homem e o coitado sofre! Mulher adora loja, adora liquidação, adora compras. A cena “marido sentado na mureta da loja enquanto esposa e filhas reviram o estabelecimento” é bem comum aqui. Mas ele tem um papel muito importante nesta história: segurar a grana. E é expert nisso. Como nós quatro sofremos!!
Dicas
Amo essa loja!!

Então, se comprar está nos seus planos, planeje sua viagem para o período de liquidações da cidade. Normalmente é no final do verão e do inverno. O quente das liquidações na Europa é de julho a setembro e os descontos chegam facilmente a 70%!!

viagem gastando pouco rebajas
 6 – MUSEUS
viagem gastando pouco museu quinta

Museus são parada obrigatória em nossas viagens. Museu de qualquer coisa. As gurias não podem ver um museu que já querem entrar. Por isso, sempre procuro o site de cada um deles para ver dias e horários de funcionamento (nem todos abrem diariamente) e, claro, se tem dia de visitação gratuita. Baseada nestas informações, monto nosso roteiro diário.
Obviamente que nem sempre é possível coincidir o dia de visitação gratuita com os dias de estadia. Mas aí é uma exceção…

viagem gastando pouco

7 – Supermercado 

viagem gastando pouco

Experimente ir a um supermercado de Madrid no final do dia. Você irá se surpreender com o valor das refeições prontas. Como elas não poderão ser vendidas no dia seguinte, eles liquidam tudo! É possível comprar saladas, carnes, tortas salgadas, risotos, tudo pela metade do preço.
Por isso, esteja onde estiver, não deixe de visitar o supermercado por volta das 18 horas caso ainda não tenha planos para o jantar!

Não se esqueça que é preciso seguro para entrar na Europa. Fazendo o seu por este link, estará contribuindo com o blog sem pagar nada a mais por isso.

8 – Atrações turísticas pagas 

viagem gastando pouco
MadameTussauds, London Eye e Sea Life tem desconto se comprados com antecedência

Antes de iniciar sua viagem, pesquise que atrações gostaria de visitar. Parques, museus, zoológicos normalmente tem valores diferenciados quando comprados com antecedência. Muitos parques, às vezes, vendem um combo de atrações que ficam bem mais em conta do que se comprados separadamente.
Consulte o site das empresas para conferir valores, datas, pacotes promocionais.

Aproveitem nossas dicas de economia para tornar a viagem ainda mais especial. Quem sabe dá até pra ficar uns diazinhos a mais!!

Gostou das dicas da MEL? Indique este artigo aos seus amigos, compartilhe no Facebook e nos siga no Instagram!! Você também pode salvar a imagem abaixo no seu Pinterest e conhecer todas as nossas pastas 😉

Beijos de MEL!

publicado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *